quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Wolf Creek - Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2006)


Baseado em fatos reais, Wolf Creek – Viagem ao inferno foi selecionado para o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cinema Independente de Sundance, o mais novo filme do diretor Greg McLean já se tornou, com certeza, um dos melhores exemplares do terror moderno.
Liz Hunter (Cassandra Magrath) e Kristy Earl (Kestie Morassi) são duas mochileiras inglesas que estão em meio a uma viagem, juntamente com Ben Mitchell (John Jarratt). Ao chegar ao Parque Nacional Wolf Creek, eles observam a paisagem da 2ª maior cratera do mundo. Quando decidem ir embora enfrentam problemas, pois seus relógios e o carro param de funcionar. É quando recebem a ajuda de um caminhoneiro, que passa pelo local e lhes oferece carona. Porém o que eles não contavam é que seriam levados a um acampamento localizado em uma mina abandonada, onde a viagem do trio se transforma em um grande pesadelo.
Partindo de uma premissa completamente oposta do estilo de Hollywood de fazer filmes de terror para adolescente Wolf Creek triunfa, ao usar personagens novos, sem estereotipo, dos velhos adolescentes de filme de terror adolescente atrás de sexo, drogas e bebidas, sem contar na quantidade de personagens, são apenas quatro, McLean os conduz com maestria, a primeira hora do filme é só desenvolvimento de personagens e roteiro, talvez por isso algumas pessoas o acharam tão maçante e monótono. Mas depois do desenvolvimento, quando começa o verdadeiro terror dos adolescentes, se inicia o que eu chamo de verdadeiro terror, cenas de suspense que são conduzidas com extrema, eu disse extrema realidade. Um crítico da Revista Veja disse, mais ou menos, “O que mais impressiona é a realidade”, e esse é com o ponto alto de Wolf Creek, assustador, aterrorizante e sanguinário.
A Fotografia também é muito bela, a cratera na Austrália é mostrada como um lugar opressor, quase deprimente.
O Ápice do filme também se deve ao elenco talentoso demais, com atores pouco conhecidos, como Kestie Morassi (muito parecida com a Jennifer Aniston) e Cassandra Margrath que são as duas estrelas do filme, dando veracidade e densidade aos seus personagens, em algum momento da trama a gente se sente até claustrofóbico quando vemos uma tentativa de estupro e a tentativa daquelas garotas de conseguir sair viva e fugir daquele vilão sádico maravilhosamente interpretado por John Jarratt, que com certeza deixa qualquer Leatherface para trás.
O Fato é que Wolf Creek – Viagem ao Inferno, junto com O Abismo do medo, O Exorcismo de Emily Rose e Meninamá.com, entram para o seleto grupo de exemplares do terror moderno.

NOTA 8,5

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Sobre Cinema e Lobos

Minha foto
"Se você não vive a própria vida, não é como se vivesse outra vida, é como se não vivesse nenhuma."