terça-feira, 14 de agosto de 2007

Entre Quatro Paredes (In the Bedroom, 2002)


Baseado no conto de André Dubus, Entre Quatro Paredes, o primeiro filme do diretor Todd Field se sai como um dos exemplares do cinema independente mais respeitados de 2002. Um filme que trata sobre perda, culpa e sentimentos ásperos guardados no âmago do ser humano.
Ruth Fowler (Sissy Spacek) e Matt Fowler (Tom Wilkinson) são os pais de Frank Fowler (Nick Stahl), um jovem garoto que se apaixona por Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher mais velha e divorciada com um ex-marido violento. Uma mistura perigosa que termina em morte, jogando os Fowler em uma armadilha onde o mundo fica pequeno demais para conviver cara a cara com o assassino de seu único filho.
Uma de suas carcteristicas mais predominantes é a metáfora, em certo momento Matt Fowler explica sobre a armadilha de pegar lagostas, chamada "quarto" que não suporta duas ao mesmo tempo e uma vai acabar ferindo a outra, ou matando. É exatamente o que acontece com eles e o assassino ao longo do filme, como se aquela cidade fosse o "quarto".
O elenco certamente é a força de sustentação do filme, com destaque para Tom Wilkinson e Sissy Spacek. Tom Wilkinson que tem uma carreira extensa, mas pouco conhecida, cria o personagem de forma cautelosa e detalhista, transmite leveza e cria nuances que variam entre a calma e o desespero, sem jamais cair no óbvio, algumas vezes não demonstra expressividade nenhuma como se fosse uma caracteristica do personagem. Sissy Spacek (atriz que venero desde o clássico Carrie) exibe de sua Ruth Fowler na vitrine de sua carreira, expressa no olhar a dor e a culpa de perder um filho de forma tão cruel, expressa nos gestos o desgosto com a vida e principalmente com o marido, resultando num equilíbrio impressionante de personalidade, não é a toa que Spacek voltou a ser a queridinha dos críticos e colecionou prêmios da crítica e no Festival de Sundance. Marisa Tomei, prova maturidade, já que está no único filme decente de sua carreira. Considero a melhor cena do filme aquela em que as cartas são jogadas na mesa entre Ruth e Matt Fowler, ela o culpa por ter encorajado o filho e ele a culpa por ser tão cruel e amarga, um espetáculo conduzido com maestria.
A Fotografia de Antônio Calvache, responsável pela fotografia de Pecados Íntimos, torna aquela cidadezinha quase claustrofóbica, silenciosa, e pouco movimentada, só aumenta o clima de suspense e solidão dos personagens.
Todd Field parece ter aprendido algo com Kubrick já que trabalhou com ele no ótimo De olhos bem Fechados, em 2002 ele entrou para o grupo seleto de diretores promissores. Dividiu o filme em 3 atos, primeiro mostrando a vida daquela família, depois a morte do jovem e por fim o que aquela família fez pra tornar sua dor menor, como uma válvula de escape. Todd Field para mim já é um dos melhores diretores - revelação, junto com Rodrigo García que dirigiu o ótimo Questão de Vida e Coisas que você pode dizer só de olhar para ela.
Entre Quatro Paredes, é um filme que merece uma conferida, só pelo tema que aborda, algo difícil de se ver no cinema hoje em dia e de forma tão maravilhosa.
Ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance para Tom Wilkinson e Sissy Spacek e foi indicado ao Grande Prêmio do Júri para Todd Field.

NOTA 9,0

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Sobre Cinema e Lobos

Minha foto
"Se você não vive a própria vida, não é como se vivesse outra vida, é como se não vivesse nenhuma."